domingo, 4 de março de 2018

Hot Wheels – Editor’s Choice

O Mauricio nos mostra hoje uma série bem esquisita e incomum da Hot Wheels, que pouca gente lembra. Clique aqui e veja todas as postagens do Mauricio sobre a história do nosso hobby.

A série “Editor’s Choice” (Escolha do Editor) teve duas edições, a primeira em 2000 com 17 modelos e a segunda no ano seguinte com 8 modelos. Não houve lançamentos nessa série. Essas séries foram exclusivas do mercado “Target” e traziam modelos variados, sem um tema específico. Foi uma série confusa em certo momento, pois mesclava modelos com rodas “real riders” (pneus de borracha) com modelos com rodas todas em plástico sem motivo aparente.

Os modelos tinham o nome do mercado “Target” grafado, geralmente em baixo a direita da cartela e vinham em um blister bem poluído visualmente, mas na verdade eram as capas das revistas de carros customizados americanos: “Hot Rod, Custom Classic Trucks, 5.0 Mustang, Car Craft, Rod & Custom 4-Wheel, Sport Truck e Off-Road” cujos editores escolheram juntamente com a equipe de marketing e desenhistas da “Hot Wheels” os modelos da série que foram lançados e suas customizações. Todos os modelos tinham o nome da série pintado no corpo do modelo.



Edição ano 2000 – dos 17 modelos do ano 9 foram lançados com rodas “real riders”.

#1 – ’68 Mustang – modelo lançado na série “Avon Park ‘n Plates” de 1998 com projeto de “Rob Matheis”. Saiu tanto com o nome ’67 “Mustang” como ’68 “Mustang”. Esse modelo saiu de linha em 2009. 

#2 – ’32 Ford Delivery – modelo de “Larry Wood” que apareceu pela primeira vez em 1989 e continua na linha até hoje! Segundo a referência o modelo foi baseado em um modelo real do projetista “Larry Wood”.

#3 – Deuce Roadster – modelo de “Greg Padginton” lançado na “First Editions” de 2000. Modelo com rodas “real riders”. Modelo saiu de linha em 2013. 

#4 – ’67 Camaro – mais um modelo de “Larry Wood” lançado em 1983 na série “The Hot Ones”. Esse modelo permanece em linha até os dias de hoje.

#5 – ’67 Pontiac GTO – modelo de “Mark Jones” lançado em 1997 na série “30th Anniversary of '67 Muscle Cars Set”. Esse modelo com rodas “real riders” e continua em linha até hoje.

#6 – ’32 Ford – modelo lançado na “First Editions” de 1998 e com projeto de “Garry Saffer”. Modelo com rodas “real riders”. Modelo continua em linha até hoje.

#7 – ’57 Chevy – modelo lançado em 1977 na série “Flying Colors” e permanece ativo na linha até hoje. Projeto de “Larry Wood”. Modelo com rodas “real riders”.

#8 – Cutomized C3500 – esse projeto de “Phil Riehlman” estreou na “First Editions” de 1998. Modelo continua em linha até hoje.

#9 – ’70 Chevelle SS – modelo projetado por “Phil Riehlman” para a “First Editions” de 1999. Modelo com rodas “real riders”. Modelo continua em linha até hoje.

#10 - Dodge Ram 1500 (1995) – modelo projetado por “Larry Wood” para a “New Models” de 1995. Modelo saiu de linha em 2008. 

#11 – Ford F-150 – modelo da “First Editions” de 1997 projetado por “Michael Kolins”. Modelo continua em linha até hoje.

#12 – Anglia Panel Truck – projeto de “Phil Riehlman” para um modelo que estreou na “First Editions” de 2000. Modelo com rodas “real riders” e continua em linha até hoje.

#13 – 3 Window ’34 – “Larry Wood” criou esse modelo para a série “Hi Rakers” de 1980 e o modelo continua em uso até hoje. 

#14 - '70 Plymouth Barracuda – modelo de 1999 para a série “Toy Cars & Vehicles Limited Edition” que se encontra em linha até hoje. Modelo com rodas “real riders”.

#15 – ’56 Flashsider – modelo de “Larry Wood” lançado em 1992 e na linha de produção até hoje.

#16 - '70 Plymouth Roadrunner – modelo da “First Editions” de 1998 criado por “Phil Riehlman”. Modelo com rodas “real riders” e continua sendo produzido até hoje.

#17 - Fat Fendered '40 – modelo conhecido também como '40's Ford 2-Door foi criado por “Larry Wood” para a série “Hot Wheels Hot Ones” de 1983 e é um modelo ativo na linha até hoje.


Edição ano 2001 – apenas um modelo dos 8 lançados com rodas de plástico. 

#1 – ’41 Willys - modelo do projetista “Phil Riehlman” para a “First Editions” de 2000. Modelo continua em linha até hoje.

#2 – ’56 Ford Truck – outro modelo de “Phil Riehlman” dessa vez para a “First Editions” de 1999. Modelo com rodas “real riders”. Modelo continua em linha até hoje.

#3 – ‘99 Mustang – modelo apresenta também o nome ’99 “Ford Mustang” GT e é um projeto de “Mark Jones” para a “First Editions” de 1999. Modelo com belas rodas “real riders” e continua sendo produzido até os dias de hoje.

#4 - At-A-Tude – modelo não licenciado de “Mark Jones” para a “First Editions” de 1998. Saiu de linha em 2009 e acredita-se ser baseado em um modelo real Studebaker. Modelo com rodas “real riders”.

#5 – Jeepster – modelo de “Mark Jones” para a “First Editions” de 1999. Essa modelo saiu de linha 10 anos depois em 2009. Modelo com rodas “real riders”.

#6 – La Troca – baseado em uma Chevrolet 3100 de 1950, esse modelo não licenciado de “Phil Riehlman” foi lançado em 2001 na “First Edtions” e até hoje continua sendo produzido e é um modelo muito querido pelos colecionadores. Modelo com rodas “real riders”.

#7 – Mustang Mach 1 – também conhecido como “’70 Ford Mustang Mach 1”, esse modelo de “Phil Riehlman” para a “First Editons” de 1998 está em linha até os dias de hoje. Modelo com rodas “real riders”. 

#8 – Shoe Box – Esse projeto de “Gary Saffer” foi lançado na “First Editions” de 2000 continuando em linha até os dias de hoje. Modelo com rodas “real riders”.

A série no total teve 64% (16 modelos) dos 25 modelos em dois anos, com rodas com pneu de borracha (real riders). Para os fanáticos por pneus de borracha é uma boa percentagem, mas permanece a dúvida de por que a Hot Wheels resolveu mesclar os dois materiais de rodas na série. 

De qualquer forma, apesar de não ter tido nenhum lançamento na série, os modelos escolhidos são bons, boas decorações e detalhamento e quase todos são modelos licenciados o que faz a série atrativa até hoje.

Referências:
https://www.hobbydb.com/subjects/2000-editor-s-choice-series
https://www.hobbydb.com/subjects/editor-s-choice-2001-series
http://hotwheels.wikia.com/wiki/Editor's_Choice
https://www.worthpoint.com/worthopedia/hot-wheels-editors-choice-fat-438752505
http://hotwheels.wikia.com/wiki/%2732_Ford_Delivery



6 comentários:

  1. Excelente matéria!!
    Qual a fonte da informação de modelos de saíram de linha? Até então eu pensava que somente os modelos que saíram na Final Run, estivessem definitivamente fora de linha.
    E quanto aos modelos de quando a Corgi foi comprada, seria possível refazê-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. A fonte para verificar cada modelo HW que eu uso e a Hot Wheels Wikia na referencia desse artigo. (http://hotwheels.wikia.com/wiki/Editor's_Choice)
      Essa pergunta sobre os modelos da Corgi, não sei responder. Normalmente o novo dono define se vai continuar a usar a marca e os moldes antigos ou não. Vários foram usados mais de uma vez, mas como essa compra já tem mais de 20 anos, não acredito que voltem a usar os antigos moldes da Corgi.

      Excluir
    2. A fonte que eu uso para informação sobe modelos HW é a Hot Wheels WIKIA que está como referência nesse artigo. Quanto aos modelos molde da CORGI, não sei te responder, talvez só mesmo a Mattel, mas como essa compra já tem mais de 20 anos acredito que o que tinham que usar já o fizeram e não devem usar mais esses moldes mais antigos.

      Excluir
    3. Olá Maurício Nunes! Obrigado pelas respostas. Também uso muito o wikia em minhas pesquisas.
      Dos modelos ’68 Mustang, Deuce Roadster, Dodge Ram 1500 (1995), At-A-Tude e Jeepster, estarem fora de linha, o ’68 Mustang e o Dodge Ram 1500 (1995), eu entendo, pois tiveram os moldes substituídos. Mas os outros três, somente por apresentarem no wikia uma data de término, não sei, talvez estejam apenas "na geladeira". Ou será que existe alguma regra sobre o produto, que impede o fabricante de produzi-lo novamente, depois de um determinado intervalo de ócio.

      Excluir
    4. nenhuma, a menos que os moldes tenham sido destruidos. Acredito que quem postou a info lá deve saber que estão fora de linha

      Excluir