domingo, 24 de julho de 2016

Matchbox Real Working Rigs

A Matchbox teve uma fantástica série que ganhou o coração de vários colecionadores, como o do Mauricio Nunes que nos conta mais sobre ela hoje. Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos sobre a história do nosso hobby.

A série Real Working Rigs (RWR) foi criada no ano Mattel de 2009 na escala de quatro polegadas em vez da tradicional escala de três polegadas dos modelos 1-125. Essa escala da série se aproxima do 1/87 real, o que é melhor do que os 1/124, em média, dos caminhões 1-125.

Ao total foram 36 modelos diferentes. Os modelos eram vendidos sempre em blisters quando sozinhos ou em caixas junto com outros modelos 1-125 e Skybusters (série Mission Force).

O objetivo da série era criar miniaturas de caminhões, tratores e máquinas, veículos militares e agrícolas que estivessem mais em linha com as escalas dos veículos de passeio da linha 1-125 e assim aumentar a vontade das crianças brincarem com as miniaturas 1-125 juntamente com as RWR.

Já quando comparados com caminhões da série 1-125, como o caminhão de Bombeiros Pierce, demonstra claramente que a escala de três polegadas para caminhões não combina com os carros de passeio de mesma escala, entretanto, a escala dos RWR (quatro polegadas) combina muito bem com carros de passeio.

Os modelos da série RWR foram numerados com o prefixo RW seguido de 3 dígitos em seguida um algarismo que denota a variação de cor do modelo.

Vejamos agora então todos os 36 modelos da série RWR agrupados por semelhança.

Caminhões de Construção:

Veículos de Serviço de Utilidade Pública:

Caminhões Guinchos e Plataformas:

Veículos de Bombeiro:

Caminhões de Transporte:

Máquinas de Construção:

Militares:

Agrícolas:

Outros:

As variações de cores estão presentes em quase todos os modelos. Somente os modelos: RW029 RW031 e RW034 são únicos, não apresentando variação de cores.

Em relação a variações outras que não cor, o modelo RW013 (Case IH Combine Harvester) apresenta pequena variação em si, uma vez que o RW013 -1 é uma ceifadora de milho e o RW013 – 2 uma ceifadora de trigo. As máquinas são exatamente iguais, mas as unidades de coleta e corte são diferentes e intercambiáveis.

Os RWR tinham as rodas iguais aos Super Convoys e a ideia era que os RWR fossem os caminhões simples e os Super Convoys fossem os caminhões com carreta, mas todos na mesma escala comparativa.

Ambas as coleções tiveram o objetivo de preencher o nicho deixado aberto pelo fim dos Super Kings.

Pessoalmente essa série RWR me é muito cara. Todos os modelos mostrados são de minha coleção exceção feita aos dois imediatamente acima. Essa série realmente preenche a lacuna que foi deixada pela saída de linha dos Super Kings, apresentando modelos bonitos, bem trabalhados, com peças móveis e na maior parte únicos. Há modelos “genéricos”, mas são poucos e não comprometem a beleza da série. Os RWR não foram repetidos em outras escalas e são perfeitos para estarem ao lado dos modelos de passeio 1-125. 

Referências:

Um comentário: