domingo, 3 de julho de 2016

Matchbox Accessories

O Mauricio Nunes está de volta por aqui hoje para nos mostrar os acessórios da Matchbox, que você podia comprar para “brincar” com os carros da marca. Clique aqui e veja todas as histórias que já publicamos nos últimos domingos.

Essa é uma série pequena, que foi lançada no final do ano de 1956 e terminou em 1967. Trata-se de complementos aos 1-75 dos Anos Regulares (Regular Wheels).

As primeiras caixas dos Accessories eram como os da linha 1-75, mas com um prolongamento lateral para caber os modelos que, embora fossem para serem usados com os 1-75 de três polegadas, apresentavam escalas diferentes em alguns casos.

A série como o nome indica “Acessório”, foi uma série que deveria realmente ser usada para aumentar a vontade das crianças brincarem com os modelos 1-75 e com as “Garagens (Garages)” e “Estradas (Roadways)”. Deveriam ser os complementos dos cenários das brincadeiras.

A Garagem era de plástico e vinha SEM as bombas de gasolina e SEM o poste (vide desenho na frente da caixa). O complemento é o “A1-A Petrol pumps with 'ESSO' sign” na frente da Garagem.

As Estradas (Roadways) eram encartes de papel para recortar e montar que serviam para que as crianças os usassem como base para a brincadeira.

Garagens e Estradas não são Accessories, mas combinam bem com eles e com os 1-75 e era comum e ideal que fossem todos usados em conjunto na brincadeira, pois se complementam.

A1- a Esso Pumps & Sign

O modelo era composto de uma ilha com três bombas e um “funcionário” em duas variações: todo vermelho ou com casaco branco. Havia também um poste com o símbolo da Petrolífera. 

A1-b BP Pumps & Sign

A variação “b” sucedeu a anterior em 1963. Nessa variação apareceram, também, os postes de plástico e o “funcionário” tinha as pernas de metal presas à base e o corpo em plástico verde.

A2- a Bedford Articulated Car Transporter

A primeira variação apareceu em 1957 e esse modelo foi concebido maior que os 1-75 de 1957, para que pudesse carregar quatro modelos da época na carroceria.

O “cavalo” é um Bedford S, o mesmo do caminhão de sorvete dos Major Pack (Bedford Ice Cream Truck), mas em escala superior.

Esse modelo azul claro apareceu com rodas cinza (metal ou plástico) e pretas. O modelo azul com rodas pretas é considerado mais raro que os com rodas cinza. O modelo azul também foi vendido com dois decalques diferentes (em preto; “Matchbox” Car Transporter e em vermelho; Car Collection Ltd – Car Transporter).

A última versão é a mais rara de todas e saiu em duas cores já com a caixa tipo “D” com a imagem colorida da miniatura no tamanho total da caixa.

A3 – a Metal Lock-Up Garage

A Garagem é um dos Accessories mais populares e apareceu em 1958 e ficou na série por seis anos. Há inúmeras pequenas variações de molde, mas as cores sempre foram mantidas. Presume-se que outras cores diferentes podem ter sido de modelos de pré-produção.

Também é conhecida como “One Car Garage”, por razões óbvias.

A4 – a Roadsigns

Os Roadsigns eram oito, todos em metal e vinham em um encarte de papel dentro das caixas. Começaram a ser vendidos em 1960. Nunca foi um favorito das crianças e por isso foi descontinuado entre os anos de 1961 e 1962.

A5 – a Home Stores

Esse é o último modelo da série e foi lançado em 1961. Também não foi um sucesso de vendas e entre 1962 e 1963 foi retirado de linha. Há algumas variações, mas sempre no letreiro em vermelho “Home Stores” apenas. Variações nos itens da vitrine foram somente em modelos de pré-produção. 

Havia um projeto para um A5 – b, que seria um Café, mas devido às fracas vendas do A5 – a o projeto do Café foi arquivado e nunca saiu da prancheta. 

Com o A5 – terminou a série Accessories, entretanto, nos anos 70 foram lançadas as “Rampas” com o número A-1 o que confunde os colecionadores, mas mesmo sendo A-1 Accessory Pack, é dos anos Superfast e não pertence aos Accessories originais.

Assim como a Rampa, mais dois sets são considerados Accessories da era Superfast.

A1- Service Ramp

A rampa apareceu em duas versões, com detalhe como o calço da plataforma. Pela caixa se vê que é considerada como A1 e “Accessory”. O veículo na caixa, é o Lamborghini Marzal, da série Superfast.

A2- b Auto-Sales

O Auto-Sales era um set todo de plástico para montar com o pátio, o escritório e as bandeirinhas de uma revenda de autos. Vinha com decalques para decorar todo o set. É claramente da era Superfast, tendo sido lançado em 1971. É muito difícil de ser achado hoje em dia completo e em bom estado. Os preços podem chegar a 200 Libras Esterlinas pelo A2 – b.

A3- b Broomstick (or Zingo-matic)

Um outro Acessório, por assim dizer, é por muitos classificado como A3 – b, embora seja claramente da era Superfast. O uso do suporte com elástico é claramente um acessório para brincadeira com os 1-75.
Os Broomstick/Zingo-matic foram lançados em 1972 e duraram somente um ano no mercado. Consistiam sempre de uma miniatura Superfast e uma peça de plástico onde havia um elástico comprido preso à peça e a um adesivo na outra ponta do elástico, que deveria ser colado na frente da miniatura. Um puxão rápido no elástico fazia a miniatura correr para um lado e em seguida o elástico trazia a miniatura de volta. 

Essa série teve dois modelos em cores especiais, o Porsche 910 branco e um Lamborghini Marzal amarelo, ambos com preço muito alto se encontrados, pois só estiveram no mercado por um ano e em tiragem muito reduzida, comparada a tiragem dos 1-75.

Os Accessories foram várias ideias da Lesney para incrementar as brincadeiras das crianças, mas sempre voltados para serem os complementos dos 1-75.

A época de ouro dessa série foi nos Anos Regulares e os modelos A2 (Bedford Car Transporter) e A3 (Metal Lock-Up Garage) sempre foram os mais vendidos e procurados, pelas crianças, entre os cinco da série.

Na era Superfast vimos os três modelos considerados “Accessories” mas não passaram disso.

Sempre inovadores e sempre voltados a suportar melhores vendas de sua linha principal de miniaturas(1-75), essa foi a inovadora Lesney, fazendo crianças e adultos felizes até hoje com suas miniaturas e acessórios.

Referências:
Lesney’s Matchbox Toys – Regular Wheels Years, 1947 – 1969 – Charlie Mack – Schiffer Editions – 2nd  edition – ISBN: 0-7643-1193-X

2 comentários: