sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pontiac Firebird Trans Am

Esse nome extenso define a versão top de linha de um dos carros mais legais e mais injustiçados da história do automóvel nos Estado Unidos. E eu vou explicar o porquê.

A Pontiac era a divisão de carros de "performance" da GM, e que apesar de ter trazido para o mundo o primeiro muscle car da história, o Pontiac GTO (idealizado por John C. DeLorean) além de outros belos carros, acabou fechando as portas devido à grande crise que afetou a General Motors nos últimos anos. E coube à Pontiac criar um "genérico" do Camaro com um espírito mais arrojado: o Pontiac Firebird.

Ele usava a mesma plataforma do Camaro, além de motores, câmbios e outras partes estruturais de carros da família GM (Chevrolet, Oldsmobile, Buick). Nascido em 1967 junto com o Camaro, ele aos poucos foi conquistando compradores, mas nunca foi um sucesso de vendas.

Em 1969 apareceu a versão "Trans Am" do Firebird, em homenagem à categoria de corrida de mesmo nome, muito popular nos EUA. Apesar do nome, ele nunca participou de corridas, e trazia um grande pacote de performance que dava outra vida ao carro. O Trans Am de 1969 foi pouquíssimo produzido, ainda com a cara da primeira geração dos Firebirds, e hoje é um ítem raro entre os colecionadores de automóveis reais.

No meio de 1970 veio a atualização do Camaro, e na cola a versão atualizada do Firebird, agora também nas versões Formula e Trans Am, com mais força no motor V8 e ítens de estilo bem chamativos. O Trans Am era o top, com os motores mais potentes, câmbio com melhor desempenho (tanto na versão automática como na versão manual), e vários ítens que só eram encontrados nesta versão: painel de metal, aerofólio e spoiler, grade diferenciada e faixas esportivas que destacavam o desenho de um pássaro de fogo (o "Firebird", maldosamente chamado de "screaming chicken", ou "galinha histérica").

O problema é que logo após o seu aparecimento, a crise do petróleo atingiu os americanos, e esse tipo de carro que bebia gasolina demais acabou sobrando nos estoques das lojas. O preço do seguro de carros esportivos também explodiu na época, e carros como esse eram muito mal vistos.

Nos próximos anos o desenho do pássaro de fogo ganhou todo o capô do carro de uma forma exagerada, que muitos viram como algo "brega". Mas foi justamente entre 1970 e 1974 que sairam as versões mais potentes e mais bonitas, contrariando o costume da época de lançar carros feios e fracos. Os Trans Ams eram feitos apenas nas cores branca, vermelho, azul e alguns na cor "Brewster Green", que é o verde que vemos na cor do modelo que a Hot Wheels lançou neste ano.

Nos anos seguintes a potência caiu e o design ficou menos atraente. Mesmo assim o Trans Am fez fama ao atuar em alguns filmes de sucesso, como "Agarre-me se Puderes", com o belo Trans Am "Bandit", e no seriado "A Super Máquina" com o "K.I.T.T". E apesar de tudo isso, ele ainda hoje não é um carro visto por colecionadores como uma peça importante, e nem como um belo carro. Apenas alguns modelos mais raros (como os "Super Duty") tem um valor maior em leilões, e na maioria das vezes é possível encontrar alguns Trans Ams com preço bem acessível nos EUA. A produção do Firebird e dos Trans Ams durou até a década de 90.

Mesmo não sendo um carro tão apaixonante para os americanos, como os Mustangs, Camaros e Chargers, a indústria de miniaturas até que foi generosa com a história do carro, e acabou produzindo alguns belos exemplares, como o modelo de 1973 do Trans Am que a Hot Wheels colocou em sua linha básica neste ano (fotos abaixo). Mais abaixo você vê fotos de alguns outros modelos produzidos como miniaturas na escala 1:64 de algumas marcas de miniaturas (Hot Wheels, Matchbox e Johnny Lightning), e por último fotos reais desses belos carros.

Veja também as fotos de dois Firebirds da Matchbox aqui.

Fotos do Firebird da Hot Wheels: DaveRace do Hot Wheels Collectors.

16 comentários:

  1. Eu tenho o TH de 2008, mas esse verde tá muito legal. Vamos esperá-lo (junto com o K.I.T.T.) este ano).

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Belo post Douglas,agora eu conheço o Firebird,mas mesmo assim prefiro os Camaros rsrsrs

    Pelo jeito que você fez o post,aposto que você é fã de Firebirds né ?

    Ps:Faça mais matérias dessa,muito legal isso.

    ResponderExcluir
  3. Hebert,

    Opa, sou fanzaço desse carro! Quase consegui ter um, mas escapou pelas minhas mãos. Mas um dia terei um na garagem, com certeza. Essa matéria saiu toda da minha cabeça, sem consultas... Sempre gostei do carro (desde a minha primeira mini que foi um Firebird azul da Matchbox na década de 70), e sempre li muito a respeito dele.

    Vou tentar fazer outras matérias sobre outros carros. Vamos ver o que sai!

    Abraços,
    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens pela bela materia Douglas e saber q vc a fez sem consultas é muito legal, eu gosto muito dos muscle car's, em especial os mustangs, mas saber um pouco + do firebird me inspirou a fazer algumas fotos dos q eu tenho na coleção e em breve chega o firebird "bandit" da serie 2 da hollywood GL, show de bola a materia e parabens....

      Excluir
  4. Muito legal essa matéria Douglas! Sou apreciador dos Firebirds, e eles têm lugar de destaque na minha coleção.
    Vale lembrar que faltaram as fotos de dois belos Trans-Ams Hot Wheels que se aproximam muito (já que não foram lançados como carro do filme) dos Trans-Ams dos "Agarra-me se puderes" 1 e 3: Hot Bird (Classics, de 2005) e 80's Firebird (Park n' Plates de 1998).

    http://hw-garage.blogspot.com/2011/03/2005-hot-bird-pontiac-firebird.html

    http://www.southtexasdiecast.com/hwguide/images/avon/15862c.jpg

    ResponderExcluir
  5. Valeu Allan!

    É que essas fotos são da minha coleção particular. Se formos pegar fotos de Firebirds, precisa de uma semana pra postar todas! Tem muitos modelos legais!

    Abraços,
    Douglas

    ResponderExcluir
  6. Ola Douglas gostaria de entender o que significa Trans-Ams Hot Wheels pq essa parte eu não entendi. Espero sua resposta pois esse Firebirb de 2012 esta chegando na garagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Luiz, não entendi a sua dúvida.

    Trans Am é a versão mais esportiva e potente do Firebird. A Hot Wheels fez uma réplica de um Trans Am 1973 na cor verde para a linha básica de 2012, que está nas duas primeiras fotos.

    Abraços,
    Douglas

    ResponderExcluir
  8. Valeu Douglas!!!!!!!!!!!!!!!Bom Fim de Semana

    ResponderExcluir
  9. Bela matéria, Douglas. Estava faltando algo assim por aqui.

    Eu particularmente acho que o Firebird envelhceu muito melhor que o Camaro. Os modelos sempre foram, na minha opinião, visualmente mais instigantes.

    Minha primeira mini foi um Firebird também, mas um de corda, do modelo semelhante ao K.I.T.T.

    ResponderExcluir
  10. Complementando: o nome Trans-Am vem de "Trans American Sedan Championship", campeonato organizado pela SCCA (Sports Car Club of America), onde corriam carros da mesma categoria dos Pontiacs Firebird. A abreviação Trans-Am no carro designa a mais completa versão esportiva da marca.

    No link uma capa de revista sobre a corrida nos anos 60:

    http://www.prestoimages.net/store20/rd3192/3192_pd2134702_1.jpg

    ResponderExcluir
  11. Excelente post, Douglas...
    ...ainda mais se foi apenas "de alma" (sem pesquisa).
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Matéria excelente Douglas, parabéns!
    O carro dos meus sonhos também é um Pontiac Firebird Trans AM mas a versão de '77 Bandit reconstruido pela Year One. Um dia ainda terei um.... um dia...

    ResponderExcluir
  13. Estamos só em janeiro e já temos um dos melhores post do ano. Valeu!

    ResponderExcluir